A feltragem com água e sabão é uma das técnicas possíveis para produzir um tecido (feltro) de lã merino.
Para dar o exemplo mostram-se de seguida os passos necessários para fabricar uma mala.
1- Faz-se um molde num material maleável ligeiramente maior que o produto que se pretende obter no final.
2 - Colocam-se mechas de lã sobre o bordo e a toda a volta do molde tendo o cuidado de sobrepor um pouco a última mecha com a anterior.
3 - Colocam-se mais mechas no centro tendo o mesmo cuidado de sobreposição.
4 - Retira-se o molde que se encontra por baixo e coloca-se sobre a lã pressionando-o contra a lã de modo a deixar um vinco que mostre os limites do molde.
5 - Retira-se o molde e deita-se água quente (mais ou menos 60º), na área ocupada pelo molde, com a ajuda de um regador de forma a lentamente obrigar a lã a diminuir de volume, libertando-se o ar que está no interior passando este espaço a ser preenchido pela água. Para ajudar o ar a ser libertado pressiona-se com a ponta dos dedos previamente passados por sabão.
6 - Depois de garantir que se fez a expulsão do ar, inicia-se a feltragem esfregando cuidadosamente toda esta área, até que quando se tenta pegar num pouco de lã ela não se desprende pois está presa entre si. Coloca-se de novo o molde, agora por cima da área feltrada e pressiona-se.
7 - Vira-se para o lado de cima toda a lã que se encontra para lá dos limites do molde, tendo o cuidado de chegar bem a lã ao molde. Coloca-se mais lã na zona central de modo a assegurar uma quantidade suficiente para garantir uma espessura do feltro uniforme.
8 - Faz-se então a decoração a gosto.
9 - Coloca-se por cima um pedaço de tecido (voile) e deita-se de novo água quente e utiliza-se o procedimento seguido no ponto 5. Quando a lã tiver baixado totalmente, feltra-se esfregando lentamente com as mãos ensaboadas.
10 - Quando se começarem a notar pequenos bocados de lã a passarem para o lado de cima através do voile, retira-se este devagar e continua-se a feltrar por cima e por baixo da mala até que toda a lã esteja confinada aos limites do molde.
11 - Continua-se então a feltragem com a ajuda de uma toalha enrolando o conjunto da lã com o molde que está no interior, inicindo o enrolamento por todos os lados do molde, e para os dois lados da mala.
12 - Acabada corta-se o feltro na parte superior da mala e retira-se o molde que está no interior. Continua-se a feltragem agora no interior da mala com a ajuda das mãos ensaboadas. Deve-se concentrar mais esta acção no bordo interior. Terminada a feltragem deixa-se a mala a secar e faz-se um cordão pela mesma técnica.
Colocam-se mechas de lã estreitas até perfazer o comprimento desejado para a alça (tem de se deixar mais comprido pois há encolhimento). Deve-se ter o cuidado de sobrepor as mechas umas às outras. Decora-se por fim. Segue-se o procedimento descrito no ponto 5.
13 - Depois do feltro seco recorta-se o material em excesso de modo a dar a forma pretendida para a mala. Coze-se a alça e o botão.